Clínica Dentária Happy | Oclusão
533
post-template-default,single,single-post,postid-533,single-format-quote,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Oclusão

— Oclusão

O termo “oclusão” (do latim occlusione), “acto de fechar”, no sentido estrito da definição comum, dificilmente transmite a complexidade e a multifuncionalidade que caracteriza o Sistema Mastigatório. Sinais e sintomas relacionados com actividades parafuncionais são observados em 80% a 90% da população. Alguns dos sintomas e sinais de patologia são dores de cabeça, na nuca, pescoço, músculos associados, alterações posturais, ruídos articulares como estalidos, crepitações, zumbidos no ouvido, limitação de abertura da boca e dificuldades durante a mastigação.

O ranger e o apertar os dentes de forma constante durante o sono ou mesmo durante o dia sem propósitos funcionais leva a uma patologia crónica designada por bruxismo e/ou clenching. É observada em pacientes de todas as idades, sexo e pode estar relacionado com o stress da vida diária. Se houver uma suspeita deste tipo de patologia deve-se procurar um Médico Dentista da área, de forma a prevenir reabilitações dispendiosas provocadas pelo desgaste dos seus dentes.

Na maioria das pessoas estes comportamentos não provocam alterações clinicamente relevantes, no entanto, existem situações que requerem tratamento mais específico. Para tal, a capacidade de interpretação dos sinais e sintomas associados à disfunção e a capacidade de resposta em termos de tratamento da mesma é um dever fundamental do Médico Dentista.